CIDADE

Marabá é uma cidade polo, fundada em 5 de abril de 1913 e está situada no sudeste do estado paraense na Região dos Carajás. Em seu cenário natural destacam-se o Rio Itacaiúnas e o Rio Tocantins formando uma espécie de “y ” visto de cima. Atualmente, é o quarto  município mais populoso do Pará, com estimativa de 271.594 habitantes e seu IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é de 0,668, considerado médio pelo Programa das Nações Unidas.

SONY DSC

A cidade se estrutura como o centro comercial e logístico para mais de 30 municípios vizinhos, atendendo uma população de mais de um milhão de habitantes, pois, dispõe de modal aéreo, rodoviário e ferroviário que liga a todo o Brasil. Além de ser considerado como o centro econômico e administrativo da região Carajás, a cidade é conhecida também como a fronteira agrícola amazônica, sendo a maior produtora de commodities agrícolas da Amazônia brasileira.

Nova Marabá

A pecuária com base na criação de gado bovino, é uma atividade de grande importância para o município, pois, é uma das formas de subsistência da população, além de proporcionar o desenvolvimento regional e local, com a criação de gado, em grande escala. A produção é comercializada nas diversas regiões brasileiras, e também no exterior. O rebanho local é destaque pela sua qualidade, sendo um dos mais expressivos rebanhos bovinos do estado, resultado advindo do uso de tecnologia de ponta na seleção e fertilização. Com mais de 1,1 milhão de cabeças de gado, Marabá se notabilizou como a 5ª mais importante praça pecuária do Brasil, na produção de carne e leite, segundo o IBGE.

Expoama_2012_quinta-88.jpg

O setor secundário marabaense apresenta como principais atividades a extração mineral, a indústria de transformação e a construção civil. A região tem muito ouro, inclusive como subproduto do cobre, e um teor de manganês excepcional, que chega a ser um dos melhores do mundo. A mineração já é o principal carro-chefe da economia que também tem na agropecuária seu suporte.

DCIM101MEDIADJI_0009.JPG

Já o setor de comércio e serviços também tem sua parcela de contribuição. Marabá conta com aproximadamente 5 mil estabelecimentos divididos em micro, pequenas, médias e grandes empresas e serviços Hospitalares, Financeiros, Educacionais, de Construção Civil e de Serviços Públicos.

Comércio 5

Considerado como polo de produção e transferência de conhecimento técnico e acadêmico das regiões sul e sudeste paraense, o município tem hoje o privilégio de possuir três instituições púbicas de ensino superior – a Unifesspa (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará), a UEPA (Universidade Estadual do Pará) – as quais, juntas, oferecem 36 cursos nas áreas de Humanas, Exatas e Biológicas; e o Instituto Federal de Educação, com dois câmpus – o Industrial e o Rural, oferecendo 13 cursos.

laboratório acadêmico (3)

Anúncios